Skip to the content

Menu
Visita da Delegação da AICEP e Embaixada na Dinamarca a Aalborg
12 outubro Empresas
Representantes da AICEP Dinamarca (Helga David) e AICEP Países Nórdicos (Carlos Moura) realizaram uma visita à cidade dinamarquesa de Aalborg, juntamente com o Embaixador de Portugal na Dinamarca, João Maria Cabral.

O programa incluiu reuniões com o Presidente da Câmara de Aalborg, Invest in Aalborg/Business Aalborg, International House North Denmark, Câmara de Comércio Erhverv Norddanmark e os clusters Green Hub Denmark e Digital Lead. O programa incluiu ainda visitas a importadores de vinho e de produtos portugueses (Adelino e Douro Wine Bar), assim como um encontro com a comunidade portuguesa residente no norte da Dinamarca.

 

Esta foi a primeira visita àquela cidade na Jutlândia com o objetivo de estreitar relações com empresas e instituições da região, em especial nas áreas de transição energética e TIC, bem como definir um plano de trabalho conjunto com aquelas organizações, quer a realização de seminários e mesas redondas, quer uma potencial missão empresarial a Portugal e/ou Dinamarca, no setores referidos acima.

 

Importa referir que Aalborg representa a terceira maior cidade dinamarquesa, com cerca de 220.000 habitantes, dos quais cerca de 10% são estudantes. A Universidade de Aalborg TIC - ICT University of Denmark - foi considerada a melhor universidade de engenharia na Europa e 6a, a nível mundial, destacando-se a estreita cooperação com a indústria e empresas. Nos últimos anos, a cidade tem apostado fortemente nas áreas tecnológicas, da digitalização, robótica e sustentabilidade, salientando-se clusters como o Green Hub Denmark, Life Science Innovation North Denmark, DigitalLead e MADE, entre outros.