Skip to the content

Menu
Transformação Digital pode expandir a economia europeia em 2,8 milhões de milhões de euros
21 outubro Tecnologia
A Transformação Digital pode fazer crescer a economia da União Europeia em 2,8 milhões de milhões de euros até 2030 em valor acrescentado bruto (VAB). A conclusão é de um estudo da AWS – Amazon Web Services que procurou perceber o papel que a tecnologia cloud pode desempenhar no desbloqueio das ambições digitais da UE.
O potencial de 2,8 milhões de milhões de euros em VAB compreende 1,3 milhões de milhões de euros que a UE já está em vias de atingir, mais 1,5 milhões de milhões de euros se o progresso digital for acelerado. Se o progresso não for acelerado, a UE alcançará apenas 45% do potencial do VAB da Década Digital. Ao actual ritmo de progresso, a realização do objectivo digital completo da UE só será atingido em 2040, dez anos depois do previsto.
De acordo com dados do estudo, digitalizar a economia global impulsionaria o crescimento em 20%, o que é 8,5 vezes o valor do crescimento do sector tecnológico da UE. O relatório também estima o seguinte:
Poucas empresas europeias adoptaram tecnologias fundacionais como a cloud (26%), a inteligência artificial (IA) (25%), e big data (14%).
Ao utilizar serviços baseados na cloud, por exemplo de gestão da relação com o cliente (CRM), as empresas podem aumentar a produtividade empresarial em 10/25%.
Se as empresas da UE acelerassem a sua adopção da cloud, utilização de IA, e de big data em 10%, acrescentariam 370 mil milhões de euros em VAB à economia da UE, um montante maior do que a indústria de serviços financeiros da União Europeia.
Além disso, o estudo conclui também que a escassez de competências digitais está a impedir o desenvolvimento de mais empresas digitalmente avançadas — 79% das empresas vêem as competências digitais como importantes ou essenciais, subindo para 93% entre as empresas “digitally intensive”. Entre as digitally intensive, a escassez de competências digitais abrandou o crescimento de 40% das empresas, aumentou os custos em 33%, e abrandou o desenvolvimento de novas tecnologias em 35%.