Skip to the content

Menu
Recolhidas mais de 15 milhões de garrafas de plástico nas máquinas de recolha automática
10 maio Empresas
O projeto-piloto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o Planeta!”, inaugurado a março de 2020, já recolheu mais de 15 milhões de garrafas de plástico nas máquinas de recolha automática, anuncia hoje o Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC). Esta quantidade equivale a cerca de 416 toneladas de plástico PET (polietileno), encaminhado para reciclagem.
Foram entregues em média 38 mil embalagens por dia pelos portugueses nas grandes superfícies comerciais espalhadas pelo país, onde estavam instaladas 23 destas máquinas.
Das embalagens recolhidas, 68% são de capacidade acima dos 0,5 litros. Foram atribuídos 662.601 euros em prémios (talões de desconto em compras ou doados a instituições de solidariedade social) ao consumidor final pela devolução das embalagens.
O projeto-piloto, financiado a 100% pelo Fundo Ambiental, foi desenvolvido no intuito de promover a implementação do futuro sistema de depósito de embalagens em Portugal, que irá contribuir para o cumprimento das metas de recolha seletiva impostas pela Diretiva da União Europeia relativa aos plásticos de uso único. Os Estados-Membros terão de recolher seletivamente 77% das garrafas de bebidas até 2025 e incorporar 25% de plástico reciclado nas novas garrafas.
No seguimento do mesmo objetivo, de preparar a implementação do sistema de depósito no país, encontram-se também em fase de execução os oito projetos-piloto selecionados no aviso “Sistema de reembolso de depósito para garrafas de bebidas e latas”, apoiados pelo EEA Grants no montante global de 6,4 milhões de euros.