Skip to the content

Menu
Programa Apoiar já fez chegar às empresas 1,1 mil milhões de euros nos setores mais afetados pela Covid 19
12 julho Empresas
Lançado no final novembro de 2020, o programa Apoiar constituiu um instrumento de apoio à tesouraria das empresas de setores particularmente afetados pelas medidas de combate à pandemia da doença Covid-19, assegurando e preservando a sua liquidez no mercado e a continuidade da sua atividade económica durante e após o surto pandémico.
O instrumento envolvia diferentes apoios, cobrindo as necessidades que os setores mais afetados pela pandemia sentiam a cada momento.
Um programa dinâmico, que se ajustou às diferentes realidades, apoiando mais de 106.000 projetos de empresas, com um volume de financiamento de cerca de 1,2 mil milhões de euros, através de fundos da União europeia canalizados para mitigar o esforço das empresas e garantir a manutenção de postos de trabalho (dados a 30 de junho de 2021).
Em prazo recorde, nunca vivido no contexto dos Fundos Europeus, foi possível aprovar candidaturas em 20 dias úteis e efetuar, até ao final do 1º semestre de 2021, pagamentos superiores a 1,1 mil milhões de euros, correspondendo a cerca de 95% do financiamento atribuído.
A última medida implementada, o Apoiar Rendas, foi lançada em fevereiro de 2021 e veio mitigar o impacto das quedas de atividade e o peso dos custos fixos das empresas, apoiando o pagamento das rendas não habitacionais devidas.
No âmbito do Apoiar Rendas foram apoiados cerca de 25.000 projetos, correspondendo a mais de 66 milhões de euros de financiamento, dos quais foram já pagos cerca de 75%. Os pagamentos ainda não processados, sobre os quais estão a ser realizadas aferições da veracidade das declarações, serão realizados até final do corrente mês.