Skip to the content

Menu
Novo Espaço Europeu da Investigação e da Inovação
08 outubro Empresas

A Comissão Europeia adotou uma Comunicação sobre um novo Espaço Europeu da Investigação e da Inovação para acelerar a transição da União Europeia (UE) rumo à neutralidade climática e à liderança digital.

 

Assente na excelência, competitivo, aberto e orientado para o talento, o novo Espaço Europeu da Investigação irá melhorar o panorama da investigação e da inovação na Europa, acelerar a transição da UE para a neutralidade climática e a liderança digital, apoiar a sua recuperação do impacto social e económico da crise do coronavírus e reforçar a sua resiliência contra crises futuras.

 

A Comissão definiu objetivos e ações estratégicos a implementar em estreita cooperação com os Estados-Membros, visando dar prioridade aos investimentos e às reformas na Investigação e Inovação, melhorar o acesso dos investigadores de toda a UE à excelência e permitir que os resultados da investigação cheguem ao mercado e à economia real.

 

Além disso, a Comunicação promove a mobilidade dos investigadores, o desenvolvimento das suas competências e as suas oportunidades de progressão na carreira dentro da UE, a igualdade entre homens e mulheres, bem como um melhor acesso à ciência revista por pares e financiada por fundos públicos.

 

Lançado em 2000, o Espaço Europeu da Investigação alcançou resultados importantes nos últimos anos. Contudo, o contexto atual obriga a reforçar o seu papel, definir e aplicar melhor os seus objetivos fundamentais, e torná-lo mais atrativo enquanto espaço comum para a criação de investigação e inovação de valor.

 

Além disso, a Europa enfrenta atualmente importantes desafios societais, ecológicos e económicos que são agravados pela crise coronavírus. A investigação e a inovação são, por conseguinte, cruciais para superar estes desafios, concretizar a recuperação da Europa e acelerar a transição ecológica e digital.

 

OBJETIVOS DO NOVO ESPAÇO EUROPEU DA INVESTIGAÇÃO
 

Ancorado na liderança da Europa em matéria de Inovação e na sua excelência científica, o novo Espaço Europeu da Investigação visa:

 

  • Incentivar uma melhor coordenação e cooperação entre a UE, os seus Estados-Membros e o setor privado;
     
  • Angariar mais investimentos em Investigação e Inovação;
     
  • Reforçar a mobilidade dos investigadores, as suas competências e o fluxo de conhecimentos.

 

A Comunicação define QUATRO OBJETIVOS estratégicos:

 

1. Dar prioridade aos investimentos e às reformas no domínio da investigação e da inovação, a fim de facilitar a transição ecológica e digital e de apoiar a recuperação da Europa e aumentar a sua competitividade.

 

2. Melhorar o acesso dos investigadores a instalações e infraestruturas de excelência em toda a UE.

 

3. Transferir os resultados para a economia, a fim de impulsionar os investimentos das empresas e a aceitação pelo mercado dos resultados da investigação, bem como de promover a competitividade e a liderança da UE no contexto tecnológico global.

 

4. Reforçar a mobilidade dos investigadores e a livre circulação de conhecimentos e tecnologias, através de uma maior cooperação entre os Estados-Membros, a fim de garantir que todos beneficiam da investigação e dos seus resultados.

 

O apoio da UE à Investigação e à Inovação está previsto em vários Programas, como o Horizonte Europa, a Política de Coesão e o Next Generation EU.

Fonte: https://www.portugal2020.pt/content/novo-espaco-europeu-da-investigacao-e-da-inovacao