Skip to the content

Menu
Novo Bauhaus Europeu vai premiar projetos de sustentabilidade, estética e inclusão
A União Europeia (UE) lançou um conjunto de prémios até 30 mil euros, no âmbito da iniciativa Novo Bauhaus Europeu, para projetos que ilustrem os conceitos de 'sustentabilidade, estética e inclusão', com candidaturas até 31 de Maio.
Lançados no âmbito da fase de design da iniciativa Novo Bauhaus Europeu, apresentada em Janeiro pela Comissão Europeia e que visa aliar um movimento estético e cultural à transição climática da UE, os prémios estão divididos em duas competições distintas.
A primeira, intitulada New European Bauhaus Awards, irá galardoar projetos que já tenham sido desenvolvidos e que ilustrem, de maneira clara, os três conceitos da “sustentabilidade, estética e inclusão” que se encontram no cerne da iniciativa em questão.
Os projetos não têm de assumir necessariamente uma forma física, como um edifício ou um produto material. Para algumas categorias, também podem materializar-se em metodologias ou processos realizados ou implementados, tais como modelos de educação ou projetos culturais, segundo o executivo comunitário. Os vencedores desta competição irão receber 30 mil euros e um “pacote de comunicação”, que inclui a realização de um “pequeno documentário” e “publicidade mediática paga”.
A segunda competição, destinada apenas a indivíduos com menos de 30 anos, intitula-se New European Bauhaus Rising Stars e visa recompensar conceitos ou ideias desenvolvidas por jovens que permitam “abrir o caminho para o futuro”.
Contrariamente aos prémios que galardoam projetos já implementados, a competição destinada aos jovens procura ideias e conceitos em diferentes fases de desenvolvimento, desde que venham acompanhados de um plano e delineamento dos passos planeados para desenvolver, promover ou implementar o conceito ou a ideia.
A competição destinada aos jovens, além do “pacote de comunicação” que também se encontra englobado na New European Bauhaus Awards, recompensa ainda os vencedores com um prémio de 15 mil euros.
As candidaturas para as duas competições terminam a 31 de Maio, sendo ambas compostas por dez categorias que vão de recompensas para projetos que utilizem “técnicas, materiais e procedimentos na construção e no design que “contribuam para mitigar as alterações climáticas”, a “exemplos emblemáticos de regeneração territorial”.
Saiba tudo sobre o Novo Bauhaus Europeu.