Skip to the content

Menu
Nova Linha de Apoio à Recuperação Económica: Retomar
28 setembro Financiamento
O Banco Português de Fomento apresentou hoje as condições da nova Linha de Apoio à Recuperação Económica – Retomar, criada em parceria com o IAPMEI, as instituições de crédito aderentes e as sociedades de garantia mútua, com a finalidade de oferecer soluções às empresas com operações de crédito em moratória, que operam nos setores mais afetados pela pandemia, de forma a melhorar a sua liquidez.
Com uma dotação global de garantias a emitir de 1.000 milhões de euros, esta linha destina-se a empresas não financeiras, viáveis, de qualquer dimensão e tem um prazo máximo de operação de até 8 anos (ou de até 10 anos, no caso de micro e pequenas empresas), incluindo um máximo de 24 meses de carência de capital.
A Linha de Apoio à Recuperação Económica – Retomar será executada através de três mecanismos:
reestruturação da totalidade dos empréstimos em moratória;
refinanciamento parcial da totalidade das operações de crédito em moratória;
e empréstimo com garantia para cobertura de necessidades de liquidez adicional.
As operações de crédito a celebrar no âmbito da presente linha de apoio beneficiam de uma garantia autónoma à primeira solicitação prestada pelas SGM, destinada a garantir até 25% das operações elegíveis a serem reestruturadas e dos eventuais empréstimos para cobertura de necessidades de liquidez adicional e até 80% dos créditos utilizados para refinanciar operações elegíveis. As garantias emitidas pelas SGM beneficiam de uma contragarantia de 100% do Fundo de Contragarantia Mútuo ("FCGM”), gerido pelo BPF.
O montante a ser reestruturado ou refinanciado por beneficiário deve ser o valor total dos empréstimos ou das operações de crédito em moratória, exceto por indicação explícita do beneficiário, e o montante máximo de garantia não deverá exceder os 10 milhões de euros.
Para serem elegíveis, e entre outros requisitos obrigatórios, os beneficiários terão de apresentar pelo menos uma operação de crédito em moratória contratada antes de 27 de março de 2020, sem garantia de uma SGM, do FCGM ou do Estado.
Com o objetivo de apresentar e esclarecer sobre as características e condições de acesso a este novo instrumento financeiro, o BPF irá promover uma sessão de apresentação, gratuita e online, no próximo dia 30 de setembro de 2021, às 15h00.
Consulte as condições desta nova linha aqui e para participar na sessão de apresentação faça o seu registo aqui.