Skip to the content

Menu
‘Next Challenge Asia’ desenvolve tecnologia para internacionalização das empresas portuguesas
22 novembro Empresas
O projeto Next Challenge Asia, com apoio de fundos europeus, vai apoiar as PME portuguesas que pretendam traçar uma estratégia de internacionalização com o Japão, a Coreia do Sul e a China.
O Next Challenge Asia é um projeto promovido pela AEP e cofinanciado pelo Programa COMPETE 2020, que visa apoiar as PME portuguesas a diversificarem os seus mercados de exportação em três países com potencial económico – o Japão, a Coreia do Sul e a China.
Para atingir os objetivos, foram delineadas uma série de atividades de capacitação das PME portuguesas e de promoção dos produtos portugueses nos mercados em destaque para o projeto.
Dentro das atividades propostas inclui-se o lançamento de três ferramentas digitais de utilização totalmente gratuita, que permitem aos empresários diagnosticar o interesse dos mercados, avaliar o grau de preparação da empresa para iniciar a internacionalização e delinear uma estratégia para fazê-lo com sucesso.
Business Intelligence é a primeira dessas ferramentas e dedica-se à caracterização dos três mercados, de forma a permitir às empresas comparar e identificar oportunidades e características chaves de cada um, a fim de auxiliar na tomada de decisão.
Business Knowledge, é a segunda ferramenta do projeto, em que é possível diagnosticar o nível de preparação atual (no que diz respeito aos fatores críticos de sucesso) para a iniciação de um processo de internacionalização nos mercados asiáticos alvo. Os utilizadores precisam apenas de responder a um inquérito sobre seis tópicos essenciais – conhecimento, capital humano, capital relacional, capacidade financeira, reputação e visão internacional.
Business Strategy é a terceira ferramenta disponível no projeto e dedica-se à preparação do plano estratégico individual de abordagem aos mercados através de um questionário que avalia aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa e do estabelecimento de objetivos a curto e médio prazo. Daqui, resulta uma estratégia de definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix.
Estas ferramentas podem ser utilizadas em separado ou em conjunto, sendo que a utilização das três assegura uma tomada de decisão mais eficiente e completa.
Como complemento, e de forma a reforçar o objetivo de munir as PME de informação relevante para todo este processo, o projeto disponibiliza ainda de forma gratuita Guias Digitais com informação relevante sobre os países, tais como a cultura empresarial, oportunidades e constrangimentos de acesso aos mercados ou apoios e incentivos de que as empresas podem beneficiar.
O projeto Next Challenge Asia destina-se a micro e PMEs portuguesas das fileiras Agroalimentar, Casa, Materiais de Construção e Infraestruturas (Água e Energia), no entanto as ferramentas são de utilização gratuita e podem ser acedidas por todos os empresários, independentemente da fileira que representam.
Saiba mais sobre o Next Challenge Asia.