Skip to the content

Menu
Informa D&B apresenta 4.ª edição do estudo “Empresas exportadoras em Portugal”
01 janeiro Empresas


O atual panorama internacional provocado pela pandemia Covid-19 levou à suspensão temporária de várias atividades económicas e ao encerramento de fronteiras, restringindo as trocas comerciais, sobretudo de bens.

 

Este contexto excecional trouxe sérias dificuldades ao normal funcionamento de um grande número de empresas, muito particularmente às exportadoras.

Para medir os efeitos desta crise nas empresas, a Informa D&B desenvolveu um indicador de impacto setorial e classificou cada setor de atividade em função do impacto previsto durante o presente exercício: impacto alto, impacto médio e impacto baixo. Presentes em quase todos os setores de atividade, as exportadoras sofreram diferentes graus de impacto provocados pela presente conjuntura, em função do setor onde atuam.

Com o alívio gradual das medidas de restrição de atividade por todo o mundo e com a bem-sucedida experiência de abertura ao exterior adquirida nos últimos anos, as exportadoras portuguesas desempenharão, seguramente, um importante papel na redinamização da economia nacional e saberão redesenhar as suas estratégias de crescimento e de diversificação de risco, abordando novos mercados. O perfil setorial e desempenho destas organizações é, por isso, objeto de análise na 4.ª edição do estudo “Empresas exportadoras em Portugal”.

Fonte: Informa D&B