Skip to the content

Menu
INE divulga hoje estimativa rápida da evolução do PIB no 3.º trimestre
31 outubro Empresas
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje a primeira estimativa rápida sobre o crescimento da economia portuguesa no terceiro trimestre do ano.
No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) português cresceu 7,4% em termos homólogos e 0,1% em cadeia.
no terceiro trimestre de 2021, a economia portuguesa cresceu 5% em termos homólogos.
De acordo com os economistas consultados pela Lusa a economia portuguesa terá crescido, em termos homólogos, entre 4,1% e 6,5%, abaixo dos 7,4% registado no segundo trimestre, e em cadeia a estimativa varia entre uma contração e um crescimento.
"A nossa previsão é de crescimento trimestral de 0,1% em cadeia e 4,6% em termos homólogos", indica Paula Carvalho, economista-chefe do BPI, em declarações à Lusa.
Já Bruno Fernandes, economista do Santander em Portugal, aponta para um crescimento homólogo do PIB entre 4,1% e 4,5% e em cadeia entre contração de 0,4% e estagnação.
Por seu lado, Paulo Rosa, economista sénior do Banco Carregosa tem uma estimativa mais otimista e aponta para um crescimento homólogo no intervalo entre os 5,5% e os 6,5% e em cadeia entre 0,3% e 0,8%.
Para a totalidade do ano, o Governo espera um crescimento de 6,5%.