Skip to the content

Menu
Há um novo fundo para investimentos sustentáveis em Portugal
07 dezembro Empresas
A sociedade de capital de risco portuguesa Grosvenor House of Investments lançou o Sustainable Innovation Fund.
A sociedade de capital de risco Grosvenor House of Investments lançou recentemente um fundo para projetos inovadores ligados à sustentabilidade, chamado “Sustainable Innovation Fund” (SIF), que terá em conta a integração dos fatores ambientais, sociais e de governança (ESG) na análise não financeira das oportunidades de investimento das empresas, nomeadamente em investigação de desenvolvimento.
O principal objetivo do SIF é apoiar iniciativas e empresas portuguesas disruptivas, com operações distintas, mas com o mesmo compromisso: a sustentabilidade. A ideia destes investidores nacionais é contribuir positiva e decisivamente para um ecossistema que tem “obrigatoriamente” de percorrer este caminho, que está cada vez mais regulado.
“Agora, mais do que nunca, as questões da Sustentabilidade nas suas inúmeras vertentes, e a Valorização de uma nova Economia Verde, são temas incontornáveis. Com o lançamento deste Fundo inovador, pretendemos que exista um impacto direto e positivo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis das Nações Unidas (ODS), que farão inevitavelmente parte das métricas nas nossas análises às empresas que acompanharemos”, refere o fundador e managing partner, Duarte Costa.
“Pretendemos garantir a criação de valor a longo prazo, aumentando o grau de resiliência e flexibilidade das empresas portuguesas, reduzindo ao mesmo tempo a volatilidade face a fatores externos à sua atividade. Acreditamos que os investimentos sustentáveis são claramente investimentos de futuro – a todos os níveis – a serem feitos no presente”, explica gestor da Grosvenor House of Investments, que tem apostado em áreas como a economia do mar, as energias renováveis, a saúde, a agricultura, a indústria ou as ciências da vida.