Skip to the content

Menu
Governo anuncia: PRR "já está em ação e o trabalho está no terreno"
06 agosto Empresas
O Governo reuniu-se, esta quinta-feira, com a Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e informa que já foram assinados "contratos relativos a 15% do PRR, no montante de 2.490 milhões de euros" e há mais contratualizações "em curso".
Na semana em que chegou a Portugal a primeira tranche, de 2,2 mil milhões, da Comissão Europeia referente ao pré-financiamento de 13% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante global de 16,6 mil milhões de euros, o primeiro-ministro, António Costa, e os membros do Governo que integram a Comissão Interministerial do PRR, reuniram, em São Bento, com a comissão permanente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do PRR.
Em comunicado enviado às redações, pode ler-se que o encontro teve como objetivo "fazer um ponto de situação e ouvir e registar as recomendações da CNA, presidida pelo Prof. António Costa Silva".
Além disso, foram "identificados aspetos para melhorar a eficácia, a eficiência e o impacto do PRR".
E, "a recuperação já está em ação e o trabalho no terreno", tendo já sido assinados "contratos relativos a 15% do PRR, no montante de 2.490 milhões de euros, e estão em curso outras contratualizações no valor de 4.465 milhões de euros".
Pelo que, acrescenta o comunicado, "no conjunto, 42% do PRR, correspondendo a 6.955 milhões, está neste momento contratualizado" ou em vias de sê-lo. Mais, informa o Governo: "Já foram lançados dez avisos de abertura de concursos e recebidas mais de 16 mil candidaturas".
O objetivo do Governo é "muito claro": "Acelerar a execução do PRR, mas sobretudo garantir que este produza uma verdadeira transformação do país".
Além de António Costa, estiveram presentes na reunião, em São Bento, os ministros da Economia, dos Negócios Estrangeiros, do Planeamento, e do Ambiente, e o secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
Por parte da CNA marcou presença António Costa Silva, Carlos Farinha Rodrigues, Rogério Carapuça e, por videoconferência, Manuela Veloso, Álvaro Costa, João Peças Lopes, José Manuel Fernandes, Júlia Seixas, Leonor Sopas e Teresa Sá Marques.