Skip to the content

Menu
Fórum para a Competitividade vê PIB a crescer até 10,5% no 1.º trimestre
06 abril Empresas
O Fórum para a Competitividade estima que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu entre 9% e 10,5%, em termos homólogos, no primeiro trimestre e 0% e 1,5%, em cadeia, foi hoje divulgado.
Na nota de conjuntura de março, o Fórum para a Competitividade prevê que o PIB registou uma expansão homóloga entre 9% e 10,5%, sobretudo devido ao efeito base.
"Isto sugere uma aceleração homóloga, que só ocorre por um efeito base, porque o 1.º trimestre de 2021 sofreu uma queda trimestral de 2,9%, em resultado do confinamento então vivido", refere.
Em cadeia, o crescimento da economia portuguesa terá desacelerado, de 1,6% para entre 0% e 1,5% no primeiro trimestre deste ano.
O Fórum destaca que a guerra na Ucrânia trouxe uma elevada incerteza, associada aos elevados preços da energia, apesar do mês de fevereiro ter registado uma "clara melhoria", depois do enfraquecimento da atividade em janeiro.
"Curiosamente, o indicador diário de atividade, calculado pelo Banco de Portugal, só começou a fraquejar a partir da segunda quinzena de março. É possível que a surpresa inicial tenha provocado uma inércia inicial, sobre os consumos correntes", indica.
A nota assinada pelo economista Pedro Braz Teixeira sublinha "que isto implicará é que, ainda que a guerra venha a enfraquecer a economia, por múltiplos canais, tal não será muito nítido nos dados do 1.º trimestre, mesmo se os primeiros dados quantitativos conhecidos apontem nesse sentido".
O Fórum refere ser "provável que a desaceleração mais forte seja vivida no segundo trimestre", seguindo-se uma recuperação nos trimestres seguintes.