Skip to the content

Menu
Fundo Ambiental promove campanha de divulgação sobre Vale Eficiência
15 fevereiro Empresas
O objetivo é "esclarecer todas as questões de candidatos, fornecedores e beneficiários" da iniciativa. O Programa abrange o território de Portugal Continental e tem uma dotação total prevista de 162 milhões de euros, com uma meta de 100 mil famílias até 2025.
O Fundo Ambiental vai promover, em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), várias ações durante o ano de 2022 para divulgar o Programa Vale Eficiência. O objetivo é "esclarecer todas as questões de candidatos, fornecedores e beneficiários" da iniciativa.
Em comunicado, o Governo explica que a campanha abrange:
Sessões de esclarecimento para todos os fornecedores do Programa Vale Eficiência, que constam da lista pública, durantes os meses de fevereiro e março;
Divulgação do Programa através das várias plataformas da ADENE, com o objetivo de alcançar o maior número de fornecedores, ao longo de fevereiro e março;
Sessões de esclarecimento junto da Associação Nacional de Freguesias e Associação Nacional de Municípios, com o objetivo de dotar as juntas de freguesia e municípios do conhecimento necessário para esclarecer os potenciais beneficiários do Vale Eficiência e fornecedores inscritos sobre o fluxo do Programa, condições de elegibilidade e acesso. Estão previstas para os meses de março e abril;
Tour Vale Eficiência – 'Vale Eficiência na sua cidade'. Sessões de esclarecimento presenciais em várias cidades do território continental, com o objetivo de divulgar o Programa e esclarecer potenciais beneficiários e fornecedores. Data previsível: junho.
O Programa, recorde-se, abrange o território de Portugal Continental e tem uma dotação total prevista de 162 milhões de euros, com uma meta de 100 mil famílias até 2025.
Os beneficiários devem selecionar um fornecedor Vale Eficiência, nesta lista, e "utilizar o vale para pagar aos fornecedores as medidas de eficiência energética escolhidas para instalar na sua habitação".
"O Vale Eficiência tem uma validade de 12 meses após a data de emissão, período no qual deve ser submetida a candidatura pelos fornecedores. O prazo para apresentação das candidaturas ao Programa termina após 12 meses da data do último vale emitido. Até à data encontram-se inscritos 516 fornecedores na listagem pública de fornecedores Vale Eficiência, havendo 3.960 vales emitidos, num valor superior a cinco milhões de euros", pode ler-se no mesmo comunicado.