Skip to the content

Menu
‘Escola de Queijeiros’ vai ser lançada em outubro com apoio CENTRO 2020
25 setembro Empresas

Inovcluster - Associação do Cluster Agro-industrial do Centro vai lançar em outubro uma ‘Escola de Queijeiros’, iniciativa direcionada especificamente para a produção de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP).

 

Integrada no projeto ‘Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro’, cofinanciado pelo Programa Operacional CENTRO 2020, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a iniciativa arranca no dia 26 de outubro, embora o período de candidaturas encerre a 02 de outubro.

 

A nova ‘Escola de Queijeiros’ tem como objetivo "capacitar empreendedores para o conhecimento das principais técnicas de produção de queijo com DOP nas regiões da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal (Penela)", refere a associação, em comunicado.

 

Com 20 vagas disponíveis e uma carga horária de 80 horas, 40 das quais destinadas à componente teórica, o curso que decorrerá na Escola Superior Agrária de Castelo Branco e Viseu, em horário laboral.

 

As 40 horas restantes estão destinadas à componente prática a realizar em queijarias da região Centro com fabrico de queijo com DOP.

 

"Uma ação formativa nestes moldes e direcionada especificamente para a produção de queijo com DOP é, sem dúvida, uma ação pioneira em Portugal", salienta a Inovcluster, que envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional.

 

No consórcio, estão inseridos os Institutos Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, entidades coordenadoras da ação.

 

Segundo a presidente da Inovcluster, Cláudia Domingues Soares, trata-se de "uma aposta na qualidade e na excelência, posicionando a Região Centro no incremento da produção e valorização do queijo com DOP".

 

Fonte: https://www.portugal2020.pt/content/escola-de-queijeiros-vai-ser-lancada-em-outubro-com-apoio-centro-2020