Skip to the content

Menu
Empresas portuguesas têm aumentado dimensão média nos últimos anos

Banco de Portugal tem em destaque no seu Boletim Económico de Março uma análise descritiva da evolução das empresas nacionais em termos de dimensão expressa em número de trabalhadores.

As empresas portuguesas têm vindo, nos últimos anos, a registar um aumento na sua dimensão média, depois desta ter caído no final do século passado. Esta análise consiste no Tema em Destaque no Boletim Económico de março do Banco de Portugal (BdP), que sublinha a importância das empresas de média dimensão numa economia saudável e competitiva.

 

 

Analisando a dimensão média das empresas nacionais através do número de trabalhadores das mesmas, constata-se que este apresentou uma trajetória decrescente entre 1985 e 2009, quando Portugal se encontrava já mergulhado num período de recessão. A partir de 2012, verifica-se que a tendência se inverte e a dimensão das empresas começa a aumentar, com mais trabalhadores a juntarem-se ao sector privado.

 

 

 

O número de empresas apresenta uma evolução semelhante na retoma pós-crise financeira, com um crescimento a partir de 2013, ainda que mais modesto do que o registado no número de trabalhadores. Anteriormente, o número de empresas nacionais cresceu consistentemente entre 1995 e 2008.

 

 

 

Decompondo a análise por categoria de dimensão empresarial, verificam-se tendências diferentes. Enquanto a percentagem de microempresas foi crescendo até 2009, quando representaram 86% do tecido empresarial, este valor foi caindo a partir daí, estando numa trajetória continuamente decrescente desde 2013.

 

 

 

Por outro lado, as grandes empresas têm verificado percentagens cada vez mais significativas da população empregada, bem como do total das companhias existentes no país.

 

 

 

Simultaneamente, o sector de atividade parece influenciar a estrutura das empresas nacionais, com a indústria a registar empresas maiores do que outras áreas como a construção, por exemplo.

 

 

 

Os outros fatores elencados pela publicação do banco central prendem-se com a idade das empresas, que se traduz numa dimensão maior para as empresas mais antigas, e o número de estabelecimentos, com as empresas com mais locais físicos a, compreensivelmente, registarem uma dimensão média superior.

 

2021-03-29 09:02

João Barros, O Jornal Económico