Skip to the content

Menu
Economia portuguesa deve crescer 6,3% este ano, estima a Cosec
13 julho Empresas
Relativamente à inflação, a empresa prevê que se situe nos 5,6% em 2022 e em 3% no próximo ano.
A economia portuguesa deve crescer 6,3% este ano e 1,7% em 2023, estimam os especialistas da Allianz Trade, acionista da Cosec - Companhia de Seguro de Créditos, numa análise divulgada esta terça-feira. Relativamente à inflação, a empresa prevê que se situe nos 5,6% em 2022 e em 3% no próximo ano.
"Não esperamos assistir a uma forte dinâmica de crescimento económico na zona euro no próximo ano. Há alguns obstáculos – como os preços altos da energia, uma elevada incerteza e o agravamento das condições de financiamento – que são de natureza estrutural”, afirma Ludovic Subran, economista-chefe da Allianz Trade, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Os economistas da acionista da Cosec, no estudo recente 'Economic and Market Outlook: Running up the hill', estimam que o PIB da zona euro cresça 2,8% este ano, estando em linha com a previsão para a economia mundial.
Já para o próximo ano, as previsões apontam para uma subida do PIB de 1,5%, situando-se assim abaixo da estimativa para o crescimento global.
"O crescimento económico no próximo ano deverá abrandar e, nesta altura, há cada vez mais receios de uma eventual recessão económica", aponta o economista-chefe da Allianz Trade.