Skip to the content

Menu
Economia Circular | Inquérito às empresas até 11 de novembro
04 novembro Empresas
Está a decorrer até 11 de novembro um inquérito sobre Economia Circular, com o objetivo de apurar a opinião das empresas para a elaboração de um estudo que abordará os principais desafios e oportunidades da Economia Circular, assim como as principais opções a ser adotadas neste futuro próximo de integração de modelos de maior circularidade da economia.
Economia Circular é um conceito de produção e consumo que substitui o modelo de Economia Linear e o conceito de fim-de-vida de um produto, assentando antes na redução, reutilização, recuperação e reciclagem dos materiais e energia desse mesmo produto, que assim vê o seu ciclo de vida alargado.
O processo de alargamento do ciclo de vida dos produtos inclui o âmbito da reciclagem e gestão de resíduos, mas abrange também o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços viáveis e sustentáveis do ponto de vista ambiental e económico.
Além da redução do desperdício, a transição para a Economia Circular reduz a pressão ambiental, traz maior segurança ao processo de aprovisionamento de matérias-primas, promove a inovação e a competitividade, fornece aos consumidores produtos mais duradouros que permitem poupar dinheiro a longo prazo, e constitui um enorme estímulo ao crescimento económico, com o potencial para criar 700 mil postos de trabalho na União Europeia até 2030.
Este inquérito é promovido pela Associação Portuguesa de ética Empresarial (APEE), como Organismo de Normalização Setorial para a Economia Circular, e representante de Portugal junto da ISO/TC 323 – Circular Economy.