Skip to the content

Menu
DESAFIOS 5.0 procura jovens com ideias inovadoras de negócio
09 novembro Tecnologia
O projeto DESAFIOS 5.0, cofinanciado por fundos europeus, procura ideias inovadoras e criativas, para responder aos desafios sociais e societais associados ao novo paradigma de evolução da Sociedade 5.0: posicionar o ser humano no centro da inovação e da transformação tecnológica.
Lançado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, em 2021, para promover o espírito empresarial do Norte e Centro do país, o projeto tem neste momento a decorrer três convocatórias com inscrições abertas:
CALL FOR IDEAS: Destinada a ideias em fase embrionária, esta ação pretende identificar projetos e tecnologias em múltiplos contextos. As ideias aprovadas serão selecionadas para o “Level UP – Programa de pré-aceleração de ideias de negócio”. A ação pretende ajudar o empreendedor a compreender melhor a dinâmica do seu negócio, dando início ao seu desenvolvimento, crescimento e posterior aceleração.
CALL FOR ACCELERATION: Destinada a startups em fase de constituição, ou mesmo a projetos/ideias que se encontrem numa fase mais desenvolvida, esta ação convida a participação no “Rise UP – Programa de Capacitação/Aceleração” que tem como objetivo preparar e capacitar os empreendedores em áreas como Estratégia e Planeamento Estratégico, People, Finance & Financing, Marketing & Sales, Design Thinking, Minimum Viable Product (MVP), entre outros.
CALL FOR NEEDS: Destinada a empresas interessadas em lançar desafios que possam ser resolvidos pelos empreendedores, esta ação desafia a participação na atividade Matchmaking, um encontro entre empresários e empreendedores que fomenta a criação de sinergias e a partilha de know-how entre ambos.
Na última fase do DESAFIOS 5.0, os 25 melhores projetos receberão apoio para consolidar o plano de negócios, viabilizar oportunidades de negócio, robustecer e potenciar a viabilização dos projetos apresentados.
Aos seis melhores projetos serão atribuídos prémios (Speed Up) individuais, no valor de 5 mil euros.
O projeto DESAFIOS 5.0 é uma iniciativa da AEP financiada pelo Fundo Social Europeu através do Programa COMPETE 2020.