Skip to the content

Menu
Contratar ucranianos? Este é o formulário que as empresas devem preencher
14 março Empresas
As empresas com disponibilidade para recrutar cidadãos ucranianos podem preencher um formulário disponibilizado pelo IEFP.
Já se contabilizam mais de 20 mil ofertas de emprego em Portugal para refugiados ucranianos na plataforma criada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para o efeito, segundo os dados mais recentes cedidos pelo Ministério do Trabalho ao Notícias ao Minuto. As empresas com disponibilidade para recrutar cidadãos ucranianos podem preencher este formulário.
'Portugal for Ukraine' é uma iniciativa do Executivo português, lançada a 28 de fevereiro, para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.
De acordo com o Governo, o "IEFP fará o mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos, dos locais de acolhimento/residência e das ofertas de emprego disponíveis, e entrará em contacto para apresentar candidatos, caso se verifique um ajustamento ao perfil pretendido pela sua empresa".
Depois, "quando se identifiquem cidadãos ucranianos que possam satisfazer a intenção de contratação das empresas, a oferta de emprego deve ser formalizada ao IEFP, para que possa também aceder aos apoios disponíveis".
A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mandes Godinho, fez um apelo para que as empresas continuem a disponibilizar ofertas de emprego, indicando que o IEFP tem agora uma ‘task force’ para garantir a melhor adequação possível entre as qualificações e perfil dos ucranianos que chegam a Portugal e as necessidades das empresas.
É de realçar que o Governo aprovou um mecanismo simplificado para a obtenção de proteção temporária por parte de refugiados ucranianos, prevendo que os cidadãos que cheguem a Portugal tenham a garantia de ficar em situação regular, sendo-lhes atribuído de forma automática número de identificação fiscal (NIF), número de identificação da Segurança Social (NISS) e número de utente do Serviço Nacional e Saúde (SNS).