Skip to the content

Menu
Bruxelas vê Portugal com crescimento de 6,5% este ano, o maior da UE
15 julho Empresas
Anteriores previsões apontavam para um crescimento de 5,8%.
A Comissão Europeia está mais otimista e prevê que Portugal vai crescer 6,5% este ano - anteriormente apontava para 5,8% - e 1,9% em 2023, de acordo com as previsões económicas de verão, divulgadas esta quinta-feira. A taxa de inflação deverá acelerar para 6,8% também este ano.
Esta previsão é mais otimista do que a do Governo, que espera uma expansão de 4,9%, e coloca Portugal não só a crescer acima da zona euro (2,6%) e da média da União Europeia (2,7%), como o país com a maior taxa.
Por outro lado, Bruxelas está mais pessimista para 2023 e cortou as perspetivas de crescimento do PIB português para 1,9%, quando em maio esperava 2,7%.
A Comissão Europeia torna-se, entre as principais instituições nacionais e internacionais, a mais otimista para este ano relativamente ao crescimento português.
O Banco de Portugal prevê uma expansão de 6,3%, o Fundo Monetário Internacional de 5,8%, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico de 5,4% e o Conselho das Finanças Públicas de 4,8%.
"Depois de um início de ano forte, o crescimento de Portugal deverá moderar em termos trimestrais, mas permanecerá significativo em termos homólogos em 2022", explica a Comissão Europeia.
Nas previsões de primavera, recorde-se, a Comissão Europeia reviu em alta de 0,3 pontos percentuais o crescimento económico português este ano, para 5,8%, apesar dos desafios externos.
O Banco de Portugal prevê uma expansão de 6,3%, o Fundo Monetário Internacional de 5,8%, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico de 5,4% e o Conselho das Finanças Públicas de 4,8%.
A influenciar o comportamento do crescimento do PIB está, diz Bruxelas, o efeito 'carry-over' e a continuação da recuperação do turismo.
Espera, assim, que após o forte desempenho no início do ano, o crescimento seja moderado em termos trimestrais, mas permaneça "significativo" em termos anualizados em 2022, prevendo uma contribuição maior das exportações de serviços.
Nas previsões, Bruxelas destaca que os dados mais recentes apontam para que os voos e visitas de turistas estrangeiros atinjam o nível pré-pandemia no segundo trimestre de 2022.
"Ao mesmo tempo, a curto prazo indicadores sugerem uma desaceleração no consumo privado, na produção industrial e construção, devido às crescentes pressões de custo dos preços da energia e restrições globais de oferta", refere, acrescentando que a procura mais fraca de parceiros comerciais também deverá pesar negativamente nas exportações de bens.
Já para 2023, o crescimento projetado deverá ser influenciado por um menor crescimento do consumo privado e no investimento.
A Comissão Europeia assinala ainda que os riscos para as perspetivas de crescimento permanecem descendentes, como resultado da guerra na Ucrânia "e, mais recentemente, no contexto das crescentes preocupações com a falta de pessoal no setor da aviação, que poderá ter repercussões nas visitas de turistas estrangeiros a Portugal".