Skip to the content

Menu
Autonomia financeira das empresas aumentou na maioria das regiões em 2020
26 janeiro Empresas
A conclusão é de um relatório divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal.
A autonomia financeira das empresas aumentou na maioria das regiões, indica uma nota de informação estatística de 2020 divulgada esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).
"No seu conjunto, as empresas continuaram a reforçar os seus capitais próprios e a autonomia financeira (medida pelo peso do capital próprio no balanço) aumentou para 38,1% em 2020 (36,5% em 2019)", pode ler-se no comunicado do BdP.
Em termos regionais, foram as empresas com sede na Área Metropolitana de Lisboa que mais reforçaram os seus capitais próprios em 2020. Nesta região, a autonomia financeira das empresas aumentou de 32,5% para 34,8%.
Pelo contrário, as regiões autónomas e a região do Algarve observaram reduções de autonomia financeira. O peso do capital próprio no ativo das empresas destas regiões fixou-se em 34,0% no Algarve, 35,7% na Região Autónoma dos Açores e 43,1% na Região Autónoma da Madeira. As empresas da Região Autónoma da Madeira, apesar do decréscimo observado, continuaram a apresentar o valor mais elevado para este indicador.
Percentagem de empresas em potencial situação de risco aumentou em todas as regiões
Os dados do BdP revelam ainda que a percentagem de empresas em potencial situação de risco aumentou em todas as regiões, no ano em que a pandemia chegou ao território nacional.
"Em 2020, 44,5% das empresas apresentaram resultados líquidos negativos (36,9% em 2019). A percentagem de empresas nesta situação aumentou em todas as regiões. Mais de metade das empresas do Algarve e da Região Autónoma da Madeira registaram resultados líquidos negativos (52,2% e 52,5% das empresas, respetivamente). De entre as empresas com sede na Área Metropolitana de Lisboa, 49,1% encontravam-se na mesma circunstância", pode ler-se.