Skip to the content

Menu
APOIAR | Candidaturas abrem hoje às 17h00
25 novembro Empresas
Se ainda não o fez, antecipe o registo da sua empresa ou organização no Balcão Portugal 2020, para requerer o novo apoio dirigido às micro e pequenas empresas dos setores mais afetados pela pandemia COVID-19.
1.º Passo | Registo no Balcão Portugal 2020
O registo no Balcão Portugal 2020, gerido pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP (AD&C), é um ato simples, destinado a facilitar o processo de submissão e aprovação das candidaturas ao programa Apoiar, dando origem a um formulário pré-preenchido.
Este registo requer apenas o NIF e o código de acesso à Autoridade Tributária, devendo o beneficiário preencher um formulário simplificado. No final do registo, concluiu o primeiro passo para acesso ao formulário de candidatura, que estará online a partir de hoje.
O formulário de candidatura conterá já os dados de identificação comercial, bem como a informação fiscal e dados da Segurança Social, entre outros, poupando ao beneficiário o trabalho e tempo de recolha de documentos e de preenchimento.
Se precisar de orientação, consulte a informação disponível nos seguintes links:
Contacte atempadamente o seu contabilista certificado para garantir a submissão mais rápida da candidatura. É importante ter presente que durante o processo de candidatura, é o contabilista certificado responsável pela contabilidade da sua empresa que tem de intervir, tendo em vista o apuramento da diminuição registada na faturação.
2.º Passo | Apresente a sua candidatura a partir de hoje, pelas 17h00, através do Balcão 2020
Sobre o Programa Apoiar
O programa Apoiar.pt destina-se a microempresas e a pequenas empresas dos setores do comércio, restauração e atividades culturais que tenham sofrido quebras de faturação superiores a 25% em termos homólogos.
Além deste programa, será disponibilizada uma verba adicional especificamente direcionada para o setor da restauração, com o objetivo de compensar as perdas sofridas ao longo dos dois fins-de semana de recolher obrigatório imposto pelo Estado de Emergência em vigor. Este apoio específico é acumulável com o programa Apoiar.pt.
Os primeiros pagamentos do Apoiar deverão ser concretizados na primeira quinzena de dezembro.