Skip to the content

Menu
Alentejo quer diminuir quer diminuir fosso digital entre áreas urbanas e rurais
13 janeiro Empresas
Já está em curso em 4 localidades alentejanas o Projeto AURORAL que pretende diminuir fosso digital entre áreas Urbanas e Rurais europeias.
Com um investimento de cerca de 16 milhões de euros, o AURORAL – Architecture for Unified Regional and Open digital ecosystems for Smart Communities and wider Rural Areas Large scale application é liderado, a nível europeu, pela CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
O objetivo do projeto é fazer com que nove regiões rurais europeias – entre elas o Alentejo - tenham acesso à tecnologia e meios digitais semelhantes aos das regiões economicamente mais densas, através da criação e reforço conectividade e interoperabilidade de plataformas existentes.
Através deste projeto, com um período de quatro anos, espera-se também criar crescimento económico e emprego nas zonas rurais intervencionadas, ajudando a reduzir as assimetrias no acesso digital entre as áreas urbanas e rurais.
No Alentejo o projeto já está em curso, desde o início deste ano, em Sines, São Pedro do Corval, Pias e Arronches, onde será desenvolvido de acordo com a estratégia de desenvolvimento regional da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.
O Auroral é financiado pelo programa da União Europeia HORIZONTE 2020 e o foco será distinto em cada local onde se implemente.
Assim, em Sines, o foco está no empreendedorismo digital e desenvolvimento de incubadoras e clusters tecnológicos. Em São Pedro do Corval, concelho de Reguengos de Monsaraz, basear-se-á no aproveitamento da comunidade artística e na herança relacionada com o artesanato e a cerâmica. Em Pias, concelho de Serpa, o foco estará no envelhecimento saudável e na qualidade de vida. Já em Arronches, será sobre o uso eficiente dos recursos públicos na mitigação das alterações climáticas que o projeto se baseará.