Skip to the content

Menu
A (re)qualificação de 650 mil pessoas e os novos apoios para 2020/21
23 setembro Financiamento

Cristina Jacinto, Vogal Executiva da Comissão Diretiva do PO CH - Programa Operacional Capital Humano fala, em entrevista, sobre a importância dos apoios do PO CH ao longo do período de programação que ainda decorre e sobre as medidas mais recentes dirigidas à promoção do Plano de Transição Digital da Educação.

A Vogal Executiva explica a maneira como os apoios aos Cursos Profissionais têm sido determinantes para baixar a taxa de abandono escolar, e os bons resultados que já no fim de 2019 se faziam notar, com este número nos 10,6%, já bem perto do meta para 2020 de 10%.

 

Cristina Jacinto foca a ambivalência destes cursos, que têm uma alta taxa de empregabilidade mas que simultaneamente deixam a porta aberta aos formandos para prosseguirem os seus estudos para o ensino superior.

 

Segundo os mais recentes dados, cerca de 70% dos jovens que concluem estes cursos encontram-se empregados ou em prosseguimento de estudos 6 meses depois dessa conclusão. 


O apoio à Requalificação dos Adultos também foi tema da conversa com o Jornal de Leiria, em que a Vogal refere como os cursos de Educação e Formação de Adultos, os Cursos de Aprendizagem, e a frequência dos processo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) escolares e profissionais, têm ajudado a população adulta a alargar o leque de oportunidades de trabalho.

 

“Em 2019 ultrapassámos pela primeira vez a barreira dos 50% da população adulta residente, com idades compreendidas entre os 25 e os 64 anos, que possuem pelo menos o ensino secundário” explica a Vogal. 

 

Cristina Jacinto dá conta da importância que a Aprendizagem ao Longo da Vida está a assumir, fruto das transições verde e digital em curso, e da constante evolução do painel de competências necessárias no mercado trabalho. 
 


Foi ainda abordado o tema dos novos apoios para o ano letivo que começa agora. A aquisição de computadores portáteis e acessos à internet será uma realidade a curto prazo para as escolas públicas do ensino secundário das regiões Norte, Centro e Alentejo, e também para as escolas públicas do ensino básico e secundário localizadas em Lisboa e no Algarve, abrangendo também os cursos profissionais.

 

Os apoios à formação de docentes e outros agentes educativos para aquisição e melhoria das competências digitais também está a chegar, para além dos importantes apoios aos cursos de dupla certificação que claramente se vão manter.

 

Fonte: https://www.portugal2020.pt/content/requalificacao-de-650-mil-pessoas-e-os-novos-apoios-para-202021